quarta-feira, 23 de maio de 2012

LIÇÃO 4 – O QUE ME ESPERA?

Comentaristas: Esdras Bento, Miriam Reiche, Telma Bueno e Vera Garcez.

ENFOQUE BIBLICO

“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho de tuas mãos, feliz serás, e te iras bem.” (Sl 128.1,2)

OBJETIVOS

Descrever a situação do mercado de trabalho.
Explicar os fundamentos de competências e empregabilidade.
Auxiliar o aluno a encontrar respostas em questões vocacionais.

INTRODUÇÃO

O que me espera? Num momento de crise pelo qual passa o mundo é muito difícil analisar sociologicamente, psicologicamente, filosoficamente etc., por razão do desespero que esta tomando conta do planeta. Os políticos de todo o mundo dentro de suas ideologias e filosofias estão procurando meios para estancá-la, sabemos disso pelos noticiários. Após a crise de 1929, o Brasil através de seu presidente Getulio Vargas, criou o Ministério do Trabalho e criou leis relacionadas a classe trabalhadora, Industrias se estabeleceram no país. Hoje elas estão fechando ou indo embora para outras regiões, o Presidente Lula disse ser a crise para os brasileiros apenas uma “marolinha”, pelo que parece não é apenas uma marolinha.


Nossos jovens não podem ir para o mercado de trabalho como que desesperados, primeira coisa a fazer é confiar em Deus, acreditar que ele cuida de nós. Ao lançar sobre ele a nossa ansiedade estamos assim seguros o apostolo Paulo disse: “... há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos” (1Co 8.6 –NVI)

Em segundo lugar, o jovem, precisa se preparar para a vida, não ir para o mercado de trabalho como se a realidade não existisse. Alguns entram no mercado de trabalho com o objetivo de se preparar depois, casam e planejam estudar, fazer cursos no futuro, moças que interrompem estudos para o casamento pensando depois continuar. Alguns conseguirão, mas, a maioria nunca mais voltará aos estudos e nem cursos farão, essa realidade esta em todas as camadas sociais e o prejuízo é de quem age assim. Famílias vivendo as margens da pobreza, algumas desfeitas e um dos motivos é o despreparo das pessoas para o mercado de trabalho.

A SITUAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO

O Mercado de Trabalho é o que faz o entrelaçamento entre o que procura emprego e o que oferece emprego num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de um bem o trabalho. O estudo sobre o assunto procura perceber e prever os fenômenos de interação entre os dois grupos tendo em conta a situação econômica e social do país, região ou cidade.

Devido à concorrência do mercado é conhecida então a lei da oferta e procura talvez esta seja a mais marcante das relações econômicas, e pode explicar as tendências da procura e da oferta. Quanto maior for à oferta de um produto ou de um serviço, certamente a procura se manterá a mesma. Nesse caso o valor cobrado pelo produto oferecido será menor, pois a concorrência de mercado o obriga a redução dos preços. Caso a procura seja maior que a oferta, a tendência é que o produto seja mais bem avaliado.

Quando o assunto é profissão e há excesso de formação de profissionais numa determinada área, haverá um desequilíbrio entre a oferta e a procura, por não existir postos suficientes de trabalhos para absorver os profissionais. Casos como estes acontece quando, por exemplo, a indústria inova, deixa de haver procura de uma dada profissão ou qualificação. Não havendo oferta suficiente, gera o desemprego que também está ligado ao aumento das maquinas, que hoje em dia substitui os homens.

As tendências de mercados hoje esta cada vez mais exigente, devido ao avanço tecnológico o profissional que se estagnar não terá êxito. Essa crise atual esta revelando isto, grandes e famosos diretores estão sendo despedido por terem chegado ao limite de conhecimento e não conseguem reverter o quadro, podendo assim chegar à falência.  Algumas profissões estão estáveis enquanto que outras estão em baixa, em alguns casos é a falta de acompanhar se especializando no assunto. Não basta cursar uma faculdade ou uma escola técnica receber o diploma e se enclausurar, deve ir à busca de especializar cada vez mais no assunto.

Ao entrar para cursar uma faculdade o aluno devera ter sempre em mente o seguinte: existem advogados e o advogado; psicólogos e o psicólogo; dentistas e o dentista etc.. O que você quer ser? Números ou destaque? A estatística aponta o numero de formados, e há a que indica o numero de bons profissionais, são bons pela dedicação e pelos cursos profissionalizantes a esses o mercado procura e oferece bons salários. Ao procurar uma faculdade o aluno precisa saber o que ele quer cursar, alguns ficam estudando três ou cinco anos algo que ele não gosta e nem entende, depois de tudo isso vai fazer outra coisa.

Não faça algo porque todos estão fazendo ou porque aquela é a profissão do momento. Pode ser que ao findar seus estudos o mercado tenha mudado sua tendência, ore a Deus e faça o que esta em seu coração. Um bom médico não pode ser um bom jornalista, assim o contrario também é verdade, hoje é muito comum as pessoas formadas em áreas como direito, psicologia, letras e outras funções recorrendo a concursos dos municípios, estados e do governo federal.  Em algumas funções o aluno terá oportunidade de usar sua formação e outras não.

OS FUNDAMENTOS DE COMPETENCIA E EMPREGABILIDADE

Empregabilidade é uma nomenclatura recente dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica de novos mercados de trabalho. O surgimento de novas tecnologias, a globalização da produção, a abertura das economias, a internacionalização do capital e as constantes mudanças que tem afetado o ambiente das organizações surgem à necessidade de adaptação e tais fatores por parte dos empresários e profissionais.

O termo empregabilidade foi criado por Jose Augusto Minarelli, no fim dos anos 90. Indica a capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mundo de trabalho. O criador da frase estabelece seis pilares para a empregabilidade, para ele esses pilares garantem a segurança profissional do individuo.

Os pilares da empregabilidade proposto por Jose Augusto Minarelli:
  1. Adequação da profissão a vocação – para ser um bom profissional e um ser humano realizado, o individuo deve juntar sua função com a capacidade e ser apaixonado pelo que faz.
  2. Competências – ter preparo técnico, capacidade para liderar pessoas, ter habilidades políticas, ser um bom comunicador oral ou escrito em pelo menos dois idiomas (o inglês ou espanhol). Entender de Marketing, de vendas e ter capacidades no uso dos recursos tecnológicos.
  3. Idoneidade – implica em confiança de parte e entre outros fatores, considere a ética, a conduta, a correção e o respeito.
  4. Saúde física e mental – ser equilibrado, não ser um exagerado, cuidar do corpo. Pessoas saudáveis têm bons relacionamentos e interage de maneira favorável, evitar vícios como fumo, álcool e drogas. Manter sua auto-estima e sua capacidade de realizar projetos.
  5. Reserva financeira e fontes alternativas da aquisição de renda – ao perder o emprego a fonte de receita se perde fazer uma reserva mês a mês, alem de ser uma defesa é também uma garantia que o sustenta. O projeto profissional deve ocorrer paralelamente, ter um negocio próprio, de qualquer dimensão, também pode ser uma fonte alternativa de renda.
  6. Relacionamentos – quem conhece pessoas, adquirem informações importantes e relevantes, uma pessoa cuidadosa registra seus relacionamentos. Guarda e cuida deles, retorna ligações que podem ser oportunidades de trabalho. Em termos profissionais é muito importante ter um networking, uma forma de se manter conectado a sua rede de relacionamentos.
ENCONTRANDO RESPOSTAS EM QUESTÕES VOCACIONAIS

Bem depois de tudo isso e de dar uma olhadinha nos noticiários atuais, a crise assusta o mercado de trabalho desacelera. As grandes indústrias ao redor do planeta estão em dificuldades financeiras, o sistema financeiro do mundo esta abalado, todos estão falando em crise. Os governos das grandes potências e dos países emergentes estão se reunindo para achar solução, que parece cada vez mais distante.

Na lição anterior já falamos que existem técnicas para que o jovem descubra qual a sua vocação. Também falamos sobre a ansiedade que capeiam  lugar nessas horas, deixando o jovem tenso e estressado, levando com isso a fazer uma escolha errada. Não se esqueça que Deus é quem cuida de nós, caso você ainda não se decidiu por uma profissão, procure conhecer bem o mercado de trabalho em sua região. Não vai resolver muito uma formação técnica na área da metalúrgica, sendo que sua região é canavieira, neste caso devera ser procurado algo da cultura local.

Cada pessoa tem sua própria individualidade, desejos, emoções, sentimentos, motivos, interesses, que irão influenciar nas suas relações sociais. Alem das qualidades pessoais, o ser humano está sob a influência dos laços familiares, de suas idéias políticas e ideológicas, das suas crenças religiosas, das tradições da comunidade, das pressões do mundo. A pressão tecnológica, principalmente nas comunicações, determinara o futuro do homem moderno. Conhecer, entender e utilizar os browser, internet, mouse, site etc., será o caminho inevitável para o profissional bem sucedido.

O advento das tecnologias de ponta nas telecomunicações acelerou o processo de comunicação entre os quatro cantos do mundo, acirrando a concorrência com ofertas de produtos similares e preços cada vez mais competitivos. Essa situação da paridade entre os produtos e serviços causou a morte do vendedor tradicional, por exemplo. O mercado exige um novo tipo de vendedor, exige um profissional altamente qualificado, com muitos conhecimentos e principalmente que possua muita criatividade. Um profissional que saiba identificar as necessidades e desejos do mercado consumidor.

Em Genesis 2.15-17, Deus colocou o homem no jardim do Eden, caso ele não pecasse seria muito diferente essa questão da vocação. Depois do pecado houve uma mudança radical na vida do ser humano, (Gn 3.17-19) e essa mudança nos leva a perguntar: O que fazer? Mesmo que haja propósitos estabelecidos sempre ficara uma duvida, existem culturas sazonais e que o jovem dessa região precisa pensar muito ao aplicar em estudos que não vê futuro para tal. O melhor caminho é entregar a Deus todos os nossos propósitos Deus com certeza fará o melhor, a criação não é uma obra de quem estava aborrecido, solitário, pelo contrario criação é o transbordamento do amor de Deus. E sendo mordomos fomos colocados como participantes de um mundo cuja sentença depende do Criador infinito e pessoal (Sl 104). Deus é a fonte de nossa vida biológica e de nossa vida espiritual. “Bem aventurado aquele que teme ao Senhor” (Sl 128.1).

CONCLUSÃO

O mundo pressiona e quem procurar resolver os problemas de modo rápido sem esperar em Deus desenvolvera alto índice de estresse. No Salmo 23, Davi mostra como agir no momento de pressão, onde encontrar paz e segurança. O salmista diz que em qualquer momento Deus cuida de nós principalmente nos momentos que estamos sob pressão. 
Os fatos da nossa vida esta nas mãos do Pastor. Ele administra, para que concentremos nossa atenção nas coisas que nos deu a fazer. “O senhor é meu pastor; nada me faltara” (Sl 23)
BIBLIOGRAFIA

Wikipédia – enciclopédia livre
Bíblia do Executivo – NVI
Noções de relações humanas e Ética profissional – INEDI (Apostila)

Colaboração para EBDnet - Pr Jair Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...