quarta-feira, 23 de maio de 2012

LIÇÃO 8 - ENRIQUECER OU SOBREVIVER


COMENTARISTAS: Esdras Bento, Miriam Reiche, Telma Bueno e Vera Garcez.
  
ENFOQUE BIBLICO:
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

OBJETIVOS:

Enfatizar o conceito de sucesso segundo a Palavra de Deus
Conscientizar os alunos de que o sucesso não pode ser visto somente como conquista material.
Reconhecer que Deus deseja que seus filhos obtenham êxito em todas as áreas de suas vidas.

INTRODUÇÃO

O que é sucesso? Na concepção da maioria é ter muito dinheiro, bens matérias e fama, ouvi num noticiário que um atleta famoso havia comprado alguns bens por muito dinheiro. Segundo a Bíblia, ter sucesso é obedecer a Deus em tudo e deixar que ele guie os nossos passos, não é apenas os bens materiais ou fama, Jesus disse que não adiantaria nada o homem ser famoso, ter muito dinheiro e perder a salvação. Também não podemos concordar com uma vida miserável devido à preguiça, que muitos têm e ficam em casa imaginando que tudo lhe virá às mãos sem custo algum, não estudam, ficam esperando tudo nas mãos, nesse caso (Pv 6.6)


O SUCESSO SEGUNDO AS ESCRITURAS

O ser humano, este sempre preocupado com o sucesso, em todas as camadas da sociedade o homem quer ser vitorioso. Alguns nem se importa como o sucesso virá, se de forma plausível ou se de forma contraproducente, para eles o importante é o sucesso. Quantas pessoas feridas magoadas, descontentes, aborrecidas com pessoas que outrora eram verdadeiros amigos e que de maneira desleal conseguiu galgar posições importantes prejudicando os demais.  

No salmo 52, o rei Davi esta retratando o seu sofrimento como um homem chamado Doegue, este procurou entregar ao rei Saul o paradeiro de Davi com a finalidade de obter sucesso. Não somente isso, Doegue matou o sacerdote do Senhor, nenhum outro criado de Saul, quis assim fazê-lo, mas ele procurava ser visto, ser famoso (1Sm 22.6-19). Davi sabia do mal tramado pelo rei Saul e da maldade que Doegue era capaz, mesmo assim ele não se abate, ele se considerava uma oliveira verde (Sl 52.8). Não queira ter sucesso prejudicando os demais, procure seu espaço com honestidade, fidelidade principalmente a Deus, não se esqueça dos dízimos na casa do Senhor e certamente haverá prosperidade, não na base da barganha, mas segundo as Escrituras. 

Vamos meditar sobre sucesso, mas não o sucesso como é buscado lá fora no mundo, o sucesso segundo as Escrituras. Esse tipo de sucesso não se prende ao que é material, não há pecado em obter riquezas, ter um bom emprego, alto salários, nada disso desagrada a Deus. Mas o apego as riquezas é o mal, o moço rico que veio até Jesus tinha bons pensamentos religiosos, guardava os mandamentos, procurava ser obediente as leis, mas quando lhe dito para repartir a metade de seus bens com os pobres ele se retirou triste.

O sucesso de Zaqueu, por exemplo, não foi porque guardou muito dinheiro veio exatamente quando ele conseguiu se desprender dos bens materiais. Nem sempre ter muitos bens significa sucesso, infelizmente vivemos numa época em que as pregações estão muito direcionadas para tê-lo, jargões como “receba”, “determine sua benção”. Agem como se Deus que é soberano e infinito fosse obrigado a fazer prosperar esse ou aquele porque deu algum dinheiro numa determinada campanha. Na verdade as pregações em muitos lugares não enfatizam mais o ser e sim o ter, não importando, que seja. Zaqueu tinha muitas riquezas, mas não era salvo, quando ele se desprende do ter, ele passa a ser, “hoje veio salvação a esta casa”.

Devemos ter em mente que o nosso sucesso como cristão está em promover o reino de Deus aqui na terra, reconhecendo como disse Martinho Lutero: “Deus é dono de todas as coisas e das criaturas; e nunca aliena ou transfere seus domínios. Ele tem o direito sobre nós, com tudo o que somos e temos, por sua criação, proveito, mas para a sua gloria. Ensinando que o alvo da vida, em cada pormenor, é viver não para o nosso prazer e proveito, mas para a sua gloria. Todo o homem deve amar e promover o bem estar dos outros, mesmo quando se ama e protege a si próprio. Tudo o que possuímos como administradores devem ser usados para servir a fins mais elevados, altruístas e duradouros na gloria de Deus e bem do próximo. A vida suprema de luz e de amor, de obediência e de privilegio, de honra e de benção, é andar no centro da vontade de Deus. Ofertar é um dos privilégios mais nobres. Nas ofertas multiplica nos a nós mesmos, como uma nascente que abastece vários rios. Nenhum avarento pode ser feliz, pois o verdadeiro propósito de receber é repartir.” (Sl 24.1). (Teologia do Obreiro  - pg 75 EETAD).

Esses princípios são em numero de sete, e são conhecidos como: “Princípios da soberania de Deus”. Enfatizando bem o que Martinho Lutero disse, podemos analisar o seguinte: no mundo materialista só pode ficar rico quem recebe na lógica isso também é certo – é impossível enriquecer sem receber. Agora preste atenção nas Escrituras só enriquece aquele que reparte é doando que se recebe, parece um paradoxo, mas a realidade é essa toda doação que fazemos ao Senhor recebemos e Deus sabe recompensar, não faz como o homem que às vezes engana.

Resumindo quem quiser ser rico diante de Deus, primeiro renuncie, entenda que você é apenas mordomo, segundo é doando que as coisas se multiplicam diante de Deus, logo isso é sinal de sucesso garantido e de modo correto.

O SUCESSO NÃO É APENAS UMA CONQUISTA MATERIAL

É uma pena que o materialismo tenha tomado conta de muitos crentes, há uma corrida desenfreada pelo bem material. Alguns quando conseguem chegar ao sucesso material à primeira coisa é se esquecer de Deus, enquanto o salário é pequeno, o irmão é contribuinte na igreja, seu velho carro sempre disposição da igreja. Ao momento em que consegue galgar alguma posição mais destacada, eles adquirem bens materiais e se tornam avarentos, um bom carro importado, agora não pode mais ajudar os departamentos da igreja e quando aparecem, está mais preocupado com o carro se tem alguém cuidando, às vezes ligam para residência para ver se tudo está bem. O culto para eles vira uma missa, eles enxergam apenas o que lhe convém.

Quero aqui dar um exemplo que durante muitos anos foi lembrado como alguém que prosperou e por que prosperou? Esse é William Colgate, que viveu entre 1783 a 1957, filho de uma família de imigrantes ingleses, residente no interior dos EUA, era ainda jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as escrituras, mas foi longe de sua casa que as palavras de Jacó, registradas em Genesis 28.20 -22 colaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dizimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão.

Dois anos depois ele decidiu começar um negocio próprio, fabricando velas e sabões, na época esses produtos eram feitos em casa, mas o jovem empreendedor estava confiante e apostava na qualidade de seus produtos com preço acessíveis aos consumidores em geral em pouco tempo já estava produzindo alem de sabões, outros artigos para higiene pessoal. Sempre fiel nos dízimos, com o crescimento da empresa, mandou o seu contador abrir uma conta em separado a qual denominou “conta do Senhor” para onde deveria ser destinado os 10% de todo o faturamento da empresa.

O desenvolvimento do negocio o levou a depositar 20%, depois 30%, finalmente 50% dos lucros de sua empresa eram dedicados a obra do Senhor. Instituições Evangélicas, obras missionárias, Universidades e Seminários teológicos norte americanos, foram grandemente abençoado pelo diácono William Colgate como era conhecido. A prosperidade jamais abandonou, e ele era conhecido como um dos homens mais ricos de Nova Iorque no século 19.

Seus filhos também cristãos fiéis seguiram os passos do pai. Hoje o empreendimento não tem os mesmos princípios, mas existe em todo o mundo o produto colgate (Fonte Famous Americans.net.St Paul`s CSI Congration, Reformad Reader .com e site da filial Colgate – Palmolive em Portugal)

O DESEJO DE DEUS PARA SEUS FILHOS

Às vezes reclamamos por estar vivendo uma determinada situação, Deus não tem prazer quando sofremos, ele não criou o homem para estar em sofrimento. O pecado deformou o homem, o colocando distante de Deus, na verdade em posição oposta, o homem tomou outro rumo. Hoje é comum passarmos em lixões da cidade e ver seres humanos vivendo misturado em meio a tanta podridão, nas ruas, adulto e crianças comem restos em latas de lixo, dormem debaixo de viadutos, em calçadas e etc..

Será esse o desejo de Deus? É claro que não, Deus criou o homem, para que esse o adorasse, mas o pecado tem dominado o homem de tal forma que nem de longe se parece com filho de Deus. Mas há oportunidade de se tornar um filho de Deus, amado e cuidado por ele (Jo 1.12,13), o salmista disse que em toda a sua vida nunca viu o  justo desamparado e nem a sua descendência mendigar o pão (Sl 37.25). O exemplo citado logo acima sobre o jovem William Colgate mostra que se ele fosse um avarento apegado as coisas matérias, talvez não tivessem os produtos colgate, ele era um adolescente de dezesseis anos quando tomou tal decisão de desprender das coisas materiais.

No livro de Deuteronômio, no capitulo 28, nos primeiros catorze versículos, Deus deixa claro ao povo de como ter uma vida abençoada. O primeiro passo é ouvir e obedecer à voz de Deus, ser guiado por ele. A obediência a Deus nos leva ao caminho da benção, muitos correm atrás de uma vida prospera, tudo o que ouve falar de benção ele quer, mas é desobediente, não vai receber nunca. A prosperidade bíblica não é encontrada em uma corrida desenfreada de campanhas de oração, embora precisassem muito orar, não está em buscar por sete dias ou semanas etc., está no obedecer.

Obedecendo a benção estará na cidade em que o crente morar, no campo, filhos abençoados, mulher abençoada, marido abençoado, guerras vencidas sem muito alarde leiam todo o texto e verás: a benção acompanhará o obediente por onde ele andar. Essa é a vontade de Deus para com os seus filhos, muitos vão para a Europa, para a America, Japão e tantos outros lugares, só haverá sucesso ao crente quando tudo isso for à vontade de Deus. Muitos estão empobrecidos envergonhados, tristes por ter tomado a atitude de Ló, o olhar para o que era muito bonito parecido com o jardim do éden, ele imaginou ter saído muito melhor que seu tio Abraão. Pensou em prosperidade, riquezas, vida abastada e terminou numa montanha de pedras.

A terra em que você esta pode ser o local da sua benção, Deus pode num plano dele te abençoar e te fazer prosperar. O que se faz necessário é a obediência a ele de modo incondicional e deixar que ele dirija os seus passos. Uma pessoa sem fé entraria em desespero quando Ló se separou de Abraão, o moço orgulhoso escolheu o melhor lugar. Quando Deus falou a Abraão a primeira coisa foi: “olha o lugar onde estás” – esse é o lugar que desprezamos, principalmente quando somos enganados por alguém ou trapaceados. Em  primeiro lugar a benção não esta no local, a prosperidade acompanha o crente (Dt 28. 2), em segundo todo o crescimento tem que ter origem, um ponto de partida, que no caso de Abraão ia do lugar onde ele estava até aonde sua visão alcançasse.

Deus quer nos abençoar precisamos OBEDECÊ-LO.

CONCLUSÃO

Biblicamente fica bem claro que a vontade de Deus para com os seus filhos é que eles vivam bem. Se não estão vivendo a vida prospera que Deus através de sua Palavra oferece não é culpa dele. A culpa é do próprio homem que escolhe viver de acordo com Deuteronômio 28.15, a maldição o acompanhará, devido a desobediência, nesse caso não há o que reclamar. Sucesso não significa ser rico abastado em dinheiro e bens matérias, mas uma vida digna diante de Deus e da sociedade, não é apenas ter bens materiais, mas ser digno e verdadeiro. Ter uma vida cheia das bênçãos de Deus.

BIBLIOGRAFIA
Blog – Adriano Siniscalchi
OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de – Teologia do Obreiro, adaptado para o EETAD, 2ª edição 1994
Colaboração para EBDnet - Pr Jair Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...