sábado, 6 de outubro de 2012

LIÇÃO 9 - A VIDA CRISTÃ DISCIPLINADA

COMENTARISTA: Verônica Araujo

ENFOQUE BIBLICO
“Como a cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.” (Pv 25.28)

OBJETIVOS:
Definir os termos temperança e disciplina
Identificar as áreas da vida que necessitam ser disciplinadas

INTRODUÇÃO
“Tentado não cedas, ceder é pecar, Melhor e mais nobre, será triunfar, Coragem o crente domina teu mal. Deus pode livrar-te de queda fatal” (HC 165 – P.L.M – H.R. Palmer)
O QUE É TEMPERANÇA?
O termo temperança biblicamente quer dizer domínio próprio. É fruto do Espírito que leva a pessoa a exercer autocontrole sobre as paixões ou desejos desregrados da alma. O homem é dotado de faculdades naturais necessárias à sobrevivência. Com a entrada do pecado, essas aptidões inatas foram contaminadas pelo pecado. Então hoje o ser humano pode ser levado à glutonaria, suicídio, prostituição, ganância, cobiça, etc. Ainda como se não bastasse é dado a demasiados vícios como o tabagismo, alcoolismo, pornografia e outras drogas. São manifestações incontidas que aprisiona e domina o ser humano descontroladamente.
O desejo de Deus é que o crente tenha domínio próprio, somente com esse fruto vem à capacidade de renunciar a impiedade e o mundanismo (Tt 2.11,12). Renunciar aos desejos da carne sem o fruto do Espírito é impossível, uma pessoa por si só pode frear um o outro desejo, mas falhara em muitos outros. A autodisciplina de acordo como o Apostolo Pedro é uma qualidade a se desenvolver e acrescentar à fé (2Pe 1.5,6). A temperança é a força o domínio sobre o ego, a petulância, a arrogância, a brutalidade e a vangloria. É o que conhecemos como pessoa disciplinada.

O QUE É DISCIPLINA?
Um dos preceitos da disciplina é a observância de preceitos e normas – Por exemplo: as  avenidas e ruas de uma cidade, assim como as rodovias é permitido certa velocidade aos veículos que pode variar entre 30 km por hora à 120. Os veículos possuem motores que permitem a velocidades altas, 250, 300 ou mais km por hora, no entanto a temperança permite que o motorista discipline a si mesmo e consiga a dirigir apenas na velocidade permitida por lei.
A vida cristã deve ser autodisciplinada, temperança no caso dos motoristas não significa fruto, mas há uma lei e um guarda de transito que os leva a obedecer às leis de transito. Já a vida cristã depende da ajuda do Espírito Santo, nos dias de Paulo os libertinos usavam uma frase, para continuar pecando “todas as coisas me são licitas”, essa era a frase filosófica dos libertinos. Na igreja de Corinto a frase ganhou espaço, começaram a brincar com a graça de Deus, pecavam e vinham pedir perdão, e isso faziam repetidas vezes. O apostolo Paulo usou a frase para explicar o que é liberdade em Cristo, eles tinham em mente que liberdade significava poder agir e fazer o que queriam.
Liberdade é mais que fazer o que quer, é um conceito positivo adquirido por Cristo na cruz do Calvário, algo que a lei nunca pode fazer. Liberdade é uma capacidade outorgada pelo Espírito Santo, que ensina o que deve fazer (Pv 16.32). Não podemos ser tímidos ou covardes, pois o Espírito que nos capacita é de poder e nos tornamos como um poderoso exército, eis a razão de nossa estabilidade e autocontrole, quando cheio do Espírito Santo. (2Tm 1.7)
- “ temor” = “deilia” – timidez, medo, covardia
- “fortaleza” = “dunamus” – poder, força, habilidade, o mesmo poder de um poderoso exercito.
- “moderação” = “sophronismos” – estabilidade de mente, autocontrole.
Só podemos saber o que é disciplina quando chegarmos ao entendimento de que “nem tudo nos convém”, isto é, dominar os desejos.

TEMPERANÇA E DISCIPLINA, IGUAL EQUIDADE
O conceito equidade é discutido há séculos, Aristóteles um dos filósofos mais antigos, foi quem apresentou reflexões sobre o tema. No conceito de julgamento significa: agir evitando qualquer interesse maior a uma das partes, manter o equilíbrio. No segundo momento equidade é: conjunto de princípios imutáveis de justiça que induzem o juiz a um critério de moderação e de igualdade, ainda que em detrimento do direito objetivo. Em terceiro lugar, equidade significa sentimento de justiça avesso a um critério de julgamento ou tratamento rigoroso e estritamente legal. E em quarto lugar, equidade significa igualdade, retidão e equanimidade (Aurelio 1986 – 675).
Perguntei aos alunos do curso médio de teologia, caso chegasse até eles uma mulher trazendo o paletó e a gravata do moço que tentou a estuprá-la, sendo eles o pastor da igreja, em cinco minutos para resolver o assunto, o que fariam? Todos desligaram o moço da comunhão da igreja. Discutimos os porquês, apresentaram diversas razões, depois souberam que acabaram de desligar Jose do rool de membros da igreja, a mulher a que me referi era a de Potifar. A equidade entra exatamente nos julgamentos que fazemos, ora pesamos a posição social da pessoa e agimos forte contra o mais fraco, a questão do sexo feminino e masculino, às vezes ouvimos com mais atenção o moço, ou em outras ocasiões a moça. A temperança é disciplinar, e age com moderação, ou seja, com estabilidade de mente exercendo o autocontrole, nunca se deixando levar pelo sobrenome ou CPF, da pessoa, mas pelo que é justo.
O equilíbrio também deve ser aplicado no dia a dia, o crente cheio do Espírito Santo vive uma vida moderada, controlada e autodisciplinada. Como já falamos sobre a velocidade de um carro, o motorista observa a velocidade devido à lei, o crente como motorista, por exemplo, deveria observar a velocidade pelo autocontrole e não pela lei. Agir ou deixar de agir devido aos costumes da igreja ou porque o pastor ou alguém esta por perto, pega muito mal. O importante é o autocontrole, alguém pode não estar vendo, o jovem com seu computador no quarto, com a namorada (o) no carro ou em qualquer outro lugar, mas Deus está presente em todos os lugares. Quando tivermos que prestar contas com Deus, aquilo que fizemos por imposição de alguém, não haverá galardão, mas o que fizermos por autocontrole. Por exemplo, o jovem não foi a balada por estar cheio do Espírito Santo e dizer com muito prazer: “isto não me convém”, sou salvo. É muito diferente do outro que fica por ai dizendo que vai pegar mal, porque a igreja não permite, ou chorando porque os pais não o deixam por ser ainda menor.

AREAS DA VIDA, A SEREM DISCIPLINADAS
Bem já sabemos o que é temperança, disciplina, é exercer o autocontrole sobre as nossas atitudes. Mas em que áreas? É claro que me todas, mas podemos destacar aqui algumas como, por exemplo, a língua (Tg 3.2), como é difícil controlá-la, o rei Davi, procurou calar-se para não delinqüir com a língua (Sl 39.1). A maioria dos nossos pecados está exatamente naquilo que falamos, não há como falar sem antes pensar, primeiro se processa em nossas mentes e depois falamos. Jesus disse que isto contamina o homem (Mt 15.11). Não controlando a língua, praticamente não haverá controle em outras partes.
Devemos também controlar nossos hábitos, o comer muito, por exemplo, conhecido como glutonaria, existe pessoas que vão visitar um casal e chegando lá, havendo necessidade de fazer alguma refeição, por se tratar de uma casa que faz pouca comida, o glutão come tudo.  Certa vez fui a uma casa, acompanhado de outro irmão, chegando fomos convidados a jantar. Aquele irmão, pois em seu prato vários pedaços de carne, o filhinho do casal observava quietinho, mas não suportou e disse: “irmão come arroz e feijão também, deixa carne para os outros”. Poderia ser que aquele irmão não comesse carne há muito tempo, mas faltou-lhe o autocontrole, que o educaria o seu demasiado desejo. O glutão não consegue se controlar, aliás, a Bíblia aconselha a não estar entre os beberrões e comilões, caso não queira empobrecer (Pv 23. 20,21)
Controlar o uso do tempo, nós temos tempo para tudo, bate papo na internet, assistir TV, para o futebol, para ir à casa dos amigos, para as refeições. E o tempo para Deus? Olha uma das coisas interessante é o controle do tempo, essa divisão quando incluímos o serviço de Deus, só poderá ser executada quando cheio do Espírito Santo. Somente por um controle vindo de dentro para fora, levantar cedo no domingo para ir à escola dominical, ensaios, culto ao ar livre e a noite estar na igreja? Isto não é para qualquer um, somente servo de Deus e tendo o fruto da temperança que leva a esta disciplina.
Exercendo o controle da mente, diante de tantas propagandas, somente autodisplinado, consegue vitoria sobre tantos atrativos. Já pensou estar na igreja enquanto seu “clube do coração”, esta jogando? Primeiro o servo de Deus não deveria ter clube do coração, mas num país em que o futebol tem grande divulgação, temos uma maioria que torce por um determinado time. Bem, não é esse o assunto, o que eu estou aqui colocando que não é possível servir a dois senhores, é o que a Bíblia diz. Ou fique em casa assistindo o seu clube sem pensar na igreja ou vá à igreja sem pensar em seu clube, porem é palavra do Senhor Jesus Cristo, onde esta o tesouro do homem ai também está o seu coração (Mt 6.19 – 21 =sua mente, o homem por completo).
Exercendo o controle sobre o desejo sexual, aqui esta uma das coisas mais complicadas, nesse século, quase todas as propagandas da TV, tem um atrativo sexual. Toda segunda feira na aula vem àquele colega contando suas vantagens e ai ele pergunta ao crente: E você irmão? Saiu com quem? Bem primeiro é aconselhável que esse crente olhe para a Bíblia, (Sl 1), se este salmo se cumprir na vida dele, dificilmente ele ouvirá tal pergunta. Em segundo lugar ele próprio saberá se manter puro não na igreja ou na sociedade zombadora, mas diante de Deus, que condena a prostituição, a fornicação, em razão de nosso corpo ser o templo do Espírito Santo (1Co 6.19).

CONCLUSÃO
O jovem que conseguir guardar a sua língua, não falando palavras torpes, antes mantendo uma linguagem sã. Certamente terá seus hábitos moderados, não se dará a glutonaria e a outros vícios pecaminosos, sua mente se ocupará com o tempo para servir a Deus e não perderá o seu tempo com coisas inúteis. Estará sempre ocupado não por obrigação como que por uma lei contundente da igreja ou do pastor. Mas pela lei do Espírito que é o amor.

OBRAS CONSULTADAS
·         SILVA, Antonio Gilberto da – O fruto do Espírito - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ver você por aqui agradeço pela visita, e volte sempre estou a sua disposição para aprendermos juntos. Fique a vontade para comentar. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...